Richard Roundtree (1942-2023): actor de Shaft, um homem complicado
Foi o elegante detective privado nova-iorquino criado por Ernest Tidyman para a literatura em três filmes dos anos 1970, um grande herói negro. Tinha 81 anos.
Em 1971, Richard Roundtree vestiu pela primeira vez a pele, o bigode, as patilhas, o casaco de cabedal e a gola alta de John Shaft, um detective privado nova-iorquino que, como cantava Isaac Hayes na oscarizada canção, era “um homem complicado”, que “ninguém compreendia a não ser a mulher dele”. Roundtree morreu nesta terça-feira em Los Angeles, aos 81 anos, de cancro no pâncreas. Ao longo dos anos, manteve-se associado à personagem que começou a fazer aos 29 anos, prosseguiu por duas sequelas e uma série de televisão, e ainda participou em duas continuações com Samuel L. Jackson, no ano 2000 e 2019.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.