Legends levam glamour às estradas da Madeira

Começa nesta sexta-feira o Rally Madeira Legend, que contará com Andrea Aghini ao volante do mítico Lancia Delta HF Integrale.

Foto
O Rally Madeira Legend arranca na sexta-feira DR
Ouça este artigo
00:00
03:25

A primeira etapa tem o seu início agendado para as 10h da próxima sexta-feira, no Cais 8 do Porto do Funchal, e, durante dois dias, as estradas da Madeira vão ganhar um glamour extra com as passagens e o inconfundível barulho dos motores de carros icónicos do desporto automóvel, como o Lancia Delta HF Integrale, o Subaru Impreza WRC ou o Ford Sierra Cosworth. Organizado pelo Club Sports da Madeira, o Rally Madeira Legend terá este ano Andrea Aghini, Bernardo Sousa e Paolo Diana como cabeças-de-cartaz.

Serão duas etapas — sexta-feira e sábado — que contarão com passagens por quase toda a ilha. A prova automobilística destinada a viaturas Históricas, Spirit e Legend Show contará com classificativas que levarão os clássicos a locais como a Ponta do Sol, Porto Moniz, Machico ou Santana. No sábado, a partir das 19h, haverá uma prova de slalom em plena Avenida Dr. Sá Carneiro, no Funchal.

Nesta terceira edição do Rally Madeira Legend, o grande destaque vai para a presença de Andrea Aghini. O italiano, que venceu por quatro vezes o Rali Vinho Madeira (1992, 1994, 1998 e 2002), vai regressar ao arquipélago ao volante do mítico Lancia Delta HF Integrale, tendo ao seu lado o seu habitual navegador: Massimiliano Cerrai.

Realce ainda para a participação de Paolo Diana, que fará a sua estreia na Madeira com um Ford Sierra Cosworth, e de Bernardo Sousa, que vai pilotar o Ford Fiesta S2000 com que foi campeão nacional de ralis.

Foto

Sendo este um evento que “encontra bons motivos de comunicação”, Eduardo Jesus explica, em conversa com a Fugas, que o apoio do governo regional da Madeira ao Rally Madeira Legends enquadra-se na aposta de levar para o arquipélago “provas de grande reconhecimento internacional”, que possam “projectar a capacidade da Madeira, também na parte organizativa”.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura refere que “o produto turismo” na Madeira “está estruturado em montanha, mar e cultura”, e o “Legends, integrado na tendência das provas desportivas históricas, preenche bem um espaço que estava por preencher”, reforça-se: “Corresponde ao que entendemos que deve ser um bom investimento e todos esses investimentos que o governo regional faz são sempre acompanhados com um estudo de retorno. Todos os anos avaliamos a sua capacidade e o Legends tem potencial para gerar boa comunicação.”

Sendo “o desporto automóvel muito apreciado na Madeira”, o governante diz que “manter essa ligação é importante”. “O primeiro automóvel que circulou na Madeira foi em 1904 e, em 1907, existiam veículos registados na Madeira. Em 1930, já havia competições de automóveis”, detalha Eduardo Jesus.

Lembrando que “o Rally da Madeira é o precursor do Legends”, e é “o rally na Europa com uma actividade ininterrupta mais antiga”, o secretário regional recorda que “a população tem uma ligação muito forte ao desporto automóvel" e vive as provas “com uma intensidade incrível”. “Desde a primeira edição do Legends que as etapas estão apinhadas de gente para ver carros com uma história e uma memória muito importante. O Legends traz carros à Madeira que só podiam ser vistos em museus.”

Tendo passado nas edições anteriores pela Madeira nomes como Miki Biasion ou Stig Blomqvist, Eduardo Jesus sublinha que “estando o Europeu e o Mundial de ralis num patamar quase inacessível, é preciso procurar soluções”, mas o Legends “só é possível porque o Rally Vinho Madeira fez o seu trabalho ao longo de décadas”, ressalva. “Muito dos campeões do mundo passaram pela Madeira quando o rally fazia parte do Europeu. O Legends vive disso. Vive dessa memória.”

Sugerir correcção
Comentar