Na Minha Estante: Maria João Faria
O desafio era simples: diz-nos o que andas a ler, que livro marcou a tua vida ou que autor compras sem hesitar. Estas são as escolhas de Maria João Faria, booktoker e estudante.
Consegues escolher o primeiro livro que leste por causa do TikTok?
O primeiro livro que eu li por causa do TikTok e do booktok foi Beartown, de Fredrik Backman, que se tornou um dos livros preferidos da minha vida. Quando o fui ler, não sabia bem ao que ia, só sabia que era sobre uma cidade onde se pratica hóquei no gelo. Acabou por ser um livro que tem uma crítica à sociedade muito boa e que tem uma história muito forte e eu choro é imenso. Eu não choro com livros, mas com este parecia que a minha torneira não fechava.
Qual o livro que te pôs a dormir?
Um livro que me pôs a dormir foi Corte de Espinhos e Rosas, da Sarah J. Maas. Acho que a história tem potencial. Contudo, a cada página que eu lia, ela “só” queria pintar. Havia ali uma parte em que eu já estava tão aborrecida porque era só sobre as pinturas dela. Não deu para mim, mas vou ler o segundo.
Qual o livro que recomendas para ler nas férias?
A minha recomendação de um livro para ler nas férias é O Verão em que Quebramos Todas as Regras, de K. L. Walther. É um dos meus livros preferidos de Verão. Eu li-o no ano passado em inglês e este ano tive a oportunidade de o ler em português e tenho a dizer que é tão bom em português como em inglês. Não é um livro com uma história superforte, mas é isso mesmo que nós queremos quando estamos na praia a ler um livro.
Qual o livro que releste mais vezes?
Não posso escolher só um, tem que ser dois, porque eu acho que estes dois estão ali lado a lado. O primeiro foi Harry Potter, de J. K. Rowling. Não é só o primeiro livro, é a saga completa. Todos os anos, na altura do Outono/Inverno, releio os livros todos e revejo os filmes todos porque é uma das minhas sagas preferidas e acho mesmo que é uma das melhores fantasias que já foram escritas até agora. E o segundo livro que eu reli mais vezes foi Divergente, de Veronica Roth, porque me faz lembrar a minha adolescência. Eu também vi imensas vezes os filmes e cada vez que vejo os filmes sinto necessidade de reler o livro.
Qual o teu autor/a português favorito/a?
Para esta resposta eu trouxe outro livro que eu li e que me faz lembrar não tanto a adolescência, mas a minha infância. Tive de escolher a Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que são as escritoras de Uma Aventura porque esta foi a primeira coleção com que eu fiquei obcecada e foi o início da minha obsessão pelos livros. Acho que é incrível a maneira como elas adaptaram a escrita à evolução das crianças porque a maneira como elas escrevem agora não é a maneira como elas escreviam há dez anos.
Qual a personagem de um livro com quem te identificas ou que achas que é parecida contigo?
É mais pela história em si do que propriamente pela nossa personalidade, mas eu tive de escolher a Maya do Throttled [Lauren Asher] porque o irmão dela é piloto de Fórmula 1. O meu irmão não é piloto de Fórmula 1, mas é piloto de karts e ela vai para as corridas do irmão fazer vlogs para o YouTube e começa uma carreira nas redes sociais por causa disso e então eu acabo por me identificar assim na parte dos desportos motorizados, mas também na parte das redes sociais. Qual o teu género literário favorito? O meu género literário preferido são thrillers e destaco o Riley Sager, o meu escritor preferido de thrillers. Os livros dele são incríveis e eu fico sempre de boca aberta cada vez que acabo de ler um livro dele.
Qual o livro que estás a ler neste momento?
Estou a ler Daisy Hates, de Jessa Hastings, que é o segundo livro do mundo do universo de Magnolia Parks. Estou a meio, estou na página 280 e ele tem quase 600 páginas, mas estou a gostar bastante e para quem gosta de Gossip Girl vai gostar desta saga.
Veja mais: