Em Espanha, fazer nudismo nas praias já é permitido há vários anos e agora visitar um museu sem roupa também. A iniciativa é do Museu de Arqueologia da Catalunha, em Barcelona, e surgiu a pedido do Clube Catalão de Naturismo.
De acordo com o site do museu, a próxima visita é já no dia 28 de Outubro e cada bilhete custa sete euros. A lotação é limitada e a visita decorrerá à porta fechada, mas os visitantes têm de entrar no espaço vestidos. Depois serão levados até uma sala para deixarem a roupa e objectos pessoais, no entanto, realça o museu, recomenda-se o uso de sapatos.
A exposição a visitar será Os bronzes de Riace, obra que inclui fotografias de esculturas de corpos nus do século V a.C e reflecte sobre a beleza e anatomia do corpo humano. As estátuas foram encontradas por acaso no fundo do mar da Calábria em 1972 e, segundo o museu, a ideia de as pessoas conhecerem este trabalho despidos é uma forma de se verem reflectidos na obra.
O pedido do Clube Catalão aconteceu no ano passado depois de o museu ter apresentado a exposição Corpus, escreve o El País. O nome pareceu-lhes indicado para fazer a proposta que, depois de analisada pela responsável pelo espaço, a historiadora de arte, actriz e dramaturga Irene Vicente Salas, foi aceite.
O dia 30 de Setembro marcou a primeira data de nudismo num museu. Nessa altura, foram 30 as pessoas que andaram pelos corredores nuas a ouvirem as explicações da historiadora que também fez a visita sem roupa.
“Estabelece-se uma relação muito particular com as imagens das peças nuas e, para mim, que não sou nudista embora o pratique esporadicamente, fiquei surpreendida com a naturalidade com que séculos de falsos preconceitos se evaporam rapidamente”, afirmou, citada pelo mesmo jornal.
Apesar de ser uma iniciativa fora do comum, o Museu de Arqueologia não é o único a testá-la. O Museu Cerdanyola, que também fica em Barcelona, já o fez. Além disto, também há quem ande nu pelas ruas de Espanha.