Portugal contará com três ciclistas nas provas de estrada em Paris2024
A comitiva nacional deverá contar com uma ciclista, o que representará o regresso do ciclismo feminino a palco olímpico, 28 anos depois.
Portugal vai ter três ciclistas (dois homens e uma mulher) nas provas de estrada dos Jogos Olímpicos Paris2024, anunciou nesta quarta-feira a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), após a actualização do ranking mundial de final da temporada.
No sector masculino, Portugal terminou o ano na 12.ª posição da hierarquia mundial e vai estar representado por apenas dois ciclistas, apesar de ter sido a melhor colocação dos últimos três ciclos olímpicos (14.º para o Rio2016 e 23.º para Tóquio2020).
Contudo, a redução do pelotão masculino faz com que Portugal repita os dois representantes de Tóquio, ficando a dois dos presentes no Rio de Janeiro.
Graças ao sexto lugar de Nelson Oliveira no último Mundial, Portugal vai ter dois representantes no contra-relógio, sendo que serão os mesmos dois ciclistas a competir igualmente na prova de fundo.
O 45.º posto no ranking feminino permite a Portugal levar uma ciclista a Paris, o que deverá representar o regresso do ciclismo feminino, 28 anos depois da presença de Ana Barros em Atlanta1996.
O melhor resultado português em provas de estrada de ciclismo aconteceu em Atenas2004, quando Sérgio Paulinho conquistou a medalha de prata na prova de fundo.
Estas quotas ainda terão de ser confirmadas pela União Ciclista Internacional (UCI) e pelo Comité Olímpico de Portugal (COP).