Quartetos diferentes do mesmo Ligeti
Um concerto admirável do Quatuor Béla, no ano em que se comemora o centenário do compositor. Com duas obras de épocas diferentes, mostrando que Ligeti nem sempre foi o mesmo. Ou será que foi?
Nos cem anos de György Ligeti (1923-2006), houve vários concertos com a sua música em Portugal, mas não tantos quantos se poderia esperar. É que Ligeti é um dos compositores que mais influência teve (e tem ainda) na criação musical desde os anos 70 do século passado. Centenas de compositores, de estéticas diferentes e até opostas, reclamam a sua herança e reconhecem o seu impacto. Influência prolongada, que provém sobretudo da sua heterodoxia e originalidade, mas também da sua relativa fama desde finais dos anos 60, ajudada pelos filmes de Stanley Kubrick que usaram a sua música – o 2001 – Odisseia no Espaço, mais que todos, e, como se vê, não conseguimos fugir-lhe.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.