Construir estradas na Lua será tão simples que basta derreter poeiras

Quando o regresso dos humanos à Lua parece cada vez mais próximo, um teste da Agência Espacial Europeia mostra que derreter poeira lunar pode servir de “cimento” para construir estradas ou abrigos.

Foto
Uma futura base na Lua com estradas e edifícios criados através de poeira derretida Consórcio LIQUIFER
Ouça este artigo
00:00
04:46

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A criação de “aldeias lunares” parece cada vez menos um produto da ficção científica. A chegada da Índia ao pólo Sul da Lua em Agosto e o regresso dos humanos à superfície lunar até ao final da década são meros marcos naquele que poderá ser um futuro não tão longínquo: ter missões prolongadas com humanos no solo do satélite natural da Terra. Mas, para isso, é preciso construir casas, pistas de aterragem ou estradas – e não será possível levar todo o material para a Lua em naves. A solução desenvolvida por um projecto da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) é derreter as poeiras presentes na Lua: basta levar um laser para a Lua e, ao aquecer o solo lunar, este solidifica e pode ser trabalhado em formas geométricas para formar a construção necessária – quase similar a uma calçada​.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.