Orçamento para a habitação duplica à boleia do PRR, sem novos apoios às famílias

A proposta de Orçamento do Estado para 2024 destina 1039 milhões de euros para a área da habitação, um aumento de 100% em relação a este ano. Uma parte significativa desta subida é explicada pelo PRR.

Foto
A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, esteve reunida com a plataforma Casa para Viver Miguel Rato Radio Renascenca
Ouça este artigo
00:00
06:06

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As verbas destinadas à habitação vão duplicar no próximo ano, numa altura em que o Governo procura cumprir os prazos dos principais programas de política pública habitacional que lançou nos últimos anos. O reforço é o mais acentuado entre as várias áreas do Orçamento do Estado (OE) para 2024 e acontece sobretudo graças aos fundos provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao mesmo tempo que não estão previstos quaisquer novos apoios às famílias para fazer face à crise habitacional, para além daqueles que já estavam previstos no pacote legislativo "Mais Habitação" ou que já tinham sido anunciadas como parte das medidas para combater o impacto da inflação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.