Pedrosa e Campos à espreita de um lugar entre os 32 melhores no Mundial

A última participação portuguesa em Mundiais datava de 2007, com a dupla olímpica Miguel Maia e João Brenha.

Foto
João Pedrosa e Hugo Campos FPV

João Pedrosa e Hugo Campos venceram nesta segunda-feira os equatorianos Dany Leon e Marcos Angulo por 2-0 e mantiveram em aberto o apuramento para os 16 avos-de-final do Mundial de voleibol de praia, a decorrer no México.

Os bicampeões nacionais estavam obrigados a vencer para evitar a eliminação e derrotaram Dani Leon e Marco Angulo pelos parciais de 30-28 e 21-13, garantindo o terceiro lugar do Grupo B da primeira fase da prova.

A dupla portuguesa fica agora à espera do resultado dos restantes grupos de qualificação para saber se se apura directamente para o quadro de 32, ao alcance dos quatro melhores terceiros, ou se vai ter que disputar uma repescagem.

Nas areias mexicanas de Tlaxcala, a dupla portuguesa perdeu na sexta-feira com os australianos Thomas Hodges e Zachery Schubert, por 2-0, e no domingo repetiu o resultado frente os suecos favoritos ao título David Ahman e Jonatan Hellvig.

A última participação lusa em Mundiais datava de 2007, com a dupla olímpica Miguel Maia e João Brenha, que participaram em seis edições sucessivas da competição, entre 1997 e 2007, tendo como melhor registo o quarto lugar em 2003, no Brasil.

O Mundial está a ser disputado por 48 duplas, distribuídas por 12 grupos de quatro, sendo que os dois melhores classificados de cada apuram-se directamente para a fase seguinte.

A estas 24 duplas juntam-se mais oito, perfazendo a primeira ronda a eliminar de 32. As quatro duplas que terminarem com melhor índice na terceira posição de cada grupo e as quatro provenientes da repescagem a oito. O quarto lugar dita a eliminação.

As 32 duplas apuradas disputam, em seguida, a primeira fase a eliminar, que irá ditar as 16 duplas classificadas para os oitavos de final. Seguem-se quartos-de-final, meias-finais e final, sendo que o jogo da consagração decorre em 15 de Outubro.