Mais de 140 gatos e pelo menos dois cães foram encontrados à solta ou no interior de transportadoras no deserto de Abu Dhabi, numa zona perto de uma associação de protecção animal gerida pelo Governo do Dubai.
Segundo a CNN, os animais foram encontrados a 28 de Setembro por um grupo de moradores da localidade de al Falah, em Abu Dhabi, e estavam sem comida e água numa altura em que os termómetros do país atingem 40 graus. As equipas de resgate conseguiram salvar 95 gatos e um cão e encontraram pelo menos 50 gatos e um husky já mortos.
O abrigo de animais disse não ter conhecimento do incidente que já está a ser investigado pelo governo do país. A descoberta desencadeou críticas por parte de activistas e associações de defesa pelos direitos dos animais, incluindo a Peta que está a oferecer quase cinco mil euros a quem souber quem abandonou os animais.
“Este acto de crueldade não deve ser varrido para debaixo do tapete. A solução para o problema dos animais errantes é a esterilização, castração e adopção dos que estão nos abrigos sobrecarregados e com falta de pessoal, algo que a Peta tem pedido aos Emirados Árabes Unidos há anos”, afirmou o vice-presidente da Peta Ásia, Jason Baker, em declarações à mesma fonte.
Até ao momento, sabe-se que alguns dos animais têm microchip e que cerca de dez foram devolvidos aos donos. Os chamados “locais de despejo” de animais estão espalhados por todo o país.