O regresso da guerra ao Médio Oriente
No longo conflito israelo-palestiniano, que perdura desde o falhado plano de partilha da Palestina em 1947, a violência está sempre latente, mesmo nos momentos mais duráveis de paz.
1. A manhã de 7 de Outubro de 2023 trouxe a perspectiva sombria de uma nova guerra no Médio Oriente. Um ataque audacioso, sem qualquer causa directa que o justificasse, efectuado pelo grupo islamista Hamas a partir do território da faixa de Gaza, apanhou de surpresa as forças de defesa de Israel. Provocou, pelos dados disponíveis, dezenas de mortos e centenas de feridos, lançando o pânico na população civil israelita e gerando um tremendo sentimento de vulnerabilidade. Vários soldados israelitas terão sido feitos reféns, pelos relatos que emergem nesta altura do terreno.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.