Cidade de Vílnius será Capital Verde Europeia 2025

Capital da Lituânia derrotou Guimarães e Graz e venceu o Prémio Capital Verde Europeia 2025.

Foto
Vílnius foi eleita Capital Verde da Europa CARMEN STEINER/Getty Images

A cidade de Vílnius, capital da Lituânia, venceu o Prémio Capital Verde Europeia 2025, à frente de Guimarães e de Graz, na Áustria, foi esta quinta-feira anunciado durante uma cerimónia que decorreu em Tallinn, capital da Estónia.

Graz (Áustria), Guimarães (Portugal) e Vílnius (Lituânia) foram as três cidades finalistas ao Prémio Capital Verde da Europa para 2025.

O Prémio Capital Verde da Europa (European Green Capital Award), organizado pela Comissão Europeia, reconhece e premeia os esforços locais para melhorar o meio ambiente e, assim, a economia e a qualidade de vida nas cidades.

O prémio é concedido todos os anos a uma cidade que lidera a vida urbana ecologicamente correcta e incentiva as cidades a se comprometerem com metas ambiciosas para melhorar ainda mais o meio ambiente.

O galardão visa premiar cidades que tenham um registo consistente em alcançar altos padrões ambientais, encorajar cidades a alcançar objectivos ambiciosos, no que diz respeito a melhorias ambientais e desenvolvimento sustentável, e proporcionar um modelo para inspirar outras cidades e promover boas práticas e experiências em todas as cidades europeias.

Em 2020, foi Lisboa a cidade que venceu o prémio.

A Comissão Europeia atribui 600 mil euros à vencedora para melhorar a sustentabilidade ambiental da cidade.