João Pinto recebe “One Club Man Award” em Bilbau
Antigo defesa do FC Porto recebeu prémio instituído pelo Athletic Bilbau em 2015 para distinguir jogadores relevantes de um clube só.
O Athletic Bilbau, oito vezes campeão de Espanha, premiou esta quarta-feira, em San Mamés, antes do jogo com o Getafe, o antigo lateral direito do FC Porto e da selecção portuguesa João Pinto com o “One Club Man Award”. Trata-se de um galardão atribuído desde 2015 pelo emblema basco a jogadores que representaram apenas um clube durante toda a carreira.
O antigo capitão dos "dragões", de 61 anos, recebeu o prémio das mãos de José Ángel Iribar, antigo guarda-redes e “embaixador” do clube - que representou durante 18 anos -, tendo sido aplaudido pelos adeptos do Athletic e pelos futebolistas e equipa de arbitragem.
Já no centro do relvado, foi entregue a João Pinto o símbolo de valores como lealdade, empenho e responsabilidade, que moldam uma identidade cada vez mais rara no futebol actual e que o emblema de Bilbau faz questão de preservar.
João Pinto sucede ao argentino Ricardo Bochini (Independiente), tornando-se o oitavo galardoado (não houve prémio em 2020), depois de Ryan Giggs (Manchester United), Billy McNeill (Celtic), Carles Puyol (Barcelona), Sepp Maier (Bayern Munique), Paolo Maldini (AC Milan) e Matthew Le Tissier (Southampton).