Alberto João Jardim faz queixa ao MP por montagem em que surge a apelar ao voto no Chega

O ex-presidente do Governo Regional da Madeira foi vítima de uma montagem em que alegadamente dizia: “Custa-me dizer isto, mas hoje mais vale votar no Chega do que votar em Miguel Albuquerque.”

Foto
Alberto João Jardim chama "canalhas" aos autores da montagem DANIEL ROCHA
Ouça este artigo
00:00
01:56

Alberto João Jardim apresentou uma queixa ao Ministério Público contra incertos devido a uma montagem que lhe atribuía um apelo ao voto no Chega com o logótipo da CNN Portugal.

Na imagem, posta a circular nas redes sociais dias antes das eleições regionais, o ex-presidente do Governo Regional da Madeira alegadamente dizia: “Custa-me dizer isto, mas hoje mais vale votar no Chega do que votar em Miguel Albuquerque.”

O novo deputado do Chega no parlamento da Madeira, Miguel Castro, admitiu ter replicado a montagem de Jardim: “Partilhei num grupo fechado onde tenho amigos e inimigos”, disse ao Diário de Notícias da Madeira, acrescentando não ter sido o autor da mesma.

O PÚBLICO confirmou junto de João Jardim que o seu advogado, Guilherme Silva, apresentou esta segunda-feira uma queixa contra incertos junto do Ministério Público. No passado sábado, através de um comunicado de imprensa citado por aquele órgão regional, o histórico líder do PSD Madeira disse-se “profundamente indignado” com a montagem e considerou que “esta prática enganosa prejudica a integridade do debate público e mina a confiança dos cidadãos”.

Foto
A montagem posta a circular nas redes sociais.

“A manipulação de imagens com o intuito de enganar o povo não tem lugar na democracia regional”, defendeu, apelando a “todos os partidos políticos para que se abstenham de tais tácticas enganosas e promovam um ambiente de honestidade e de ética nas suas comunicações políticas”.

Na rede social X (antigo Twitter), tomou a liberdade de acrescentar que os autores da montagem são uns “canalhas”, afirmando a sua “inequívoca” opção pelo PSD. Pediu ainda ajuda para “desmentir” os autores da montagem, que insulta.

À semelhança do que o Chega fez com os grafismos do PÚBLICO e da Rádio Renascença — e que levou a advertências da ERC —, o autor desta montagem também copiou o grafismo da CNN Portugal para lhe conferir credibilidade.

Numa entrevista ao PÚBLICO publicada esta segunda-feira, João Jardim teceu duras críticas ao Chega, dizendo que o partido só entrou no parlamento da Madeira (com quatro deputados) graças a André Ventura, uma vez que os demais militantes “nem sabem falar”.

Sugerir correcção
Ler 23 comentários