FIMP: as marionetas e as ligações entre memória, imagem e manipulação

A 34.ª edição do festival, que acontece entre 6 e 15 de Outubro no Porto e em Matosinhos (e a 5 de Novembro em Aveiro), foi apresentada nesta terça-feira. Orçamento subiu face aos anos anteriores.

Foto
Our Empire, sobre violência e poder no contexto do império neerlandês, é um dos destaques do festival Bas Czerwinski
Ouça este artigo
00:00
06:23

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

À 34.ª edição, o Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) despede-se do ciclo temático que havia trabalhado nos três anos anteriores, em torno das Ciências e Políticas da Matéria Animada, para desenhar uma programação que explorará os conceitos de Memória, Imagem e Manipulação. Estender-se-á também, pela primeira vez, a Aveiro, algumas semanas depois dos dez dias em que se concentrará o grosso da sua actividade. O festival acontece sobretudo entre 6 e 15 de Outubro, em vários espaços do Porto e de Matosinhos — mas a derradeira despedida acontece só mais tarde, a 5 de Novembro, com a apresentação do espectáculo Negative Space, da companhia britânica Reckless Sleepers, no Teatro Aveirense.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.