Maiores, mais confortáveis e seguros. Novos eléctricos de Lisboa entram ao serviço
Modernos e silenciosos, veículos podem levar 220 passageiros. Novas composições operam na linha 15 da Carris, entre a Praça da Figueira e Algés, mas chegam a pensar na expansão da rede.
O momento é de máxima concentração. Sentado numa cadeira com notórias qualidades ergonómicas e rodeado por botões, luzinhas que piscam e ecrãs a actualizarem em permanência informações codificadas, André Almeida mostra toda a concentração ante as instruções que Dário Ussumane, inspector de tráfego dos eléctricos da Carris, de pé ao seu lado, lhe vai dando com uma voz serena. “A chave foi colocada na posição 1, certo? A luzinha verde acesa indica que o pantógrafo está ligado, como vimos nas aulas”, diz o inspector. O guarda-freio acena em concordância, antecipando os primeiros momentos na marcha da viagem de teste do 604, um dos três novos eléctricos da empresa de transportes de Lisboa que começam a circular, nesta sexta-feira, na linha 15.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.