Nélson Oliveira em sexto no contra-relógio dos Europeus
O título europeu ficou na mão do britânico Joshua Tarling, que arrebatou o ouro de forma clara – bateu o ex-campeão Stefan Bisseger por 42 segundos e Wout van Aert por 43.
Sexto nos Mundiais, sexto nos Europeus. O ciclista português Nélson Oliveira terminou o contra-relógio dos Campeonatos da Europa de estrada no sexto lugar, cerca de um mês depois de ter obtido resultado igual na prova mundial. Nos Países Baixos, Ivo Oliveira entrou no top 20, com um 18.º lugar entre 32 participantes.
O título europeu ficou na mão do britânico Joshua Tarling, que arrebatou o ouro de forma clara – bateu o ex-campeão Stefan Bisseger por 42 segundos e Wout van Aert por 43. E deixou Oliveira a 1m15s.
O título de Tarling é uma semi-surpresa. É, por um lado, um jovem ciclista de 19 anos, ainda pouco renomado, mas este resultado não caiu do céu, já que Tarling levou o bronze na prova dos Mundiais conquistada por Remco Evenepoel, há cerca de um mês.
A maior surpresa, pela negativa, foi mesmo o resultado modesto de Stefan Küng, vice-campeão do mundo em 2022 que chocou com uma barreira durante o percurso e não conseguiu colocar na estrada o seu melhor ritmo. O suíço, ensanguentado na cara e no corpo, ficou até com o capacete partido, algo que, em tese, deveria ter levado os comissários a impedirem o corredor de continuar daquela forma.
No sector feminino, o ouro ficou para a suíça Marlen Reusser, que bateu a britânica Anna Henderson e a austríaca Christina Schweinberger. Lotte Kopecky, em quinto lugar, acabou por ser a principal derrotada do dia, ainda que a parca experiência em "cronos" tenha esfriado a ambição da própria corredora antes da prova.
Os Europeus terão ainda as provas de fundo e a selecção nacional masculina não terá em prova Rui Oliveira, que foi dispensado devido a lesão e, dada a proximidade da prova, não será substituído.