Carminho e Maria Mendes nomeadas para prémios Grammy Latino

Este ano, e pela primeira vez, a cerimónia dos Grammy Latino, para os quais há duas portuguesas nomeadas, acontece em Espanha (Sevilha), no dia 16 de Novembro.

Foto
Carminho num concerto da Noite Branca Paulo Pimenta

As cantoras portuguesas Carminho e Maria Mendes estão nomeadas para a 24.ª edição dos prémios de música Grammy Latino, cuja cerimónia será este ano em Sevilha, Espanha, anunciou nesta terça-feira a organização.

De acordo com a lista de artistas nomeados, a fadista Carminho está indicada para o Grammy Latino de "Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa", com o sexto disco de carreira, Portuguesa (Warner Music), lançado em Março passado.

Portuguesa reúne fados tradicionais compostos por Carminho e outros temas compostos por autores convidados, como Rita Vian, Luísa Sobral, Joana Espadinha e o músico brasileiro Marcelo Camelo.

A cantora de jazz Maria Mendes volta a ser nomeada para os Grammy Latino, na categoria de "Melhor Arranjo", juntamente com o músico John Beasley com uma versão da música Com que voz, retirada do álbum ao vivo Saudade, colour of love, de 2022.

De acordo com o agenciamento da artista, em Saudade, Colour of Love (Challenge Records), Maria Mendes "traz a sua mistura espirituosa de jazz sinfónico e fado ao palco do concerto com John Beasley e o Metropole Orkest", apresentando novos arranjos orquestrais de canções do seu álbum Close to Me, de 2019.

Este ano, e pela primeira vez, a cerimónia dos Grammy Latino acontece em Espanha, mais precisamente em Sevilha, no dia 16 de Novembro.

Nesta edição, os artistas mais nomeados são os colombianos Karol G, Shakira e Camilo, com sete nomeações cada, seguindo-se o argentino Bizarrap, com seis.

O espanhol Pablo Alborán, o porto-riquenho Bad Bunny, a argentina Maria Becerra, o colombiano Fied e a mexicana Natália Lafourcade somam cinco nomeações cada.