Espanhóis atravessam fronteira para comprar azeite em Portugal

Seca extrema em território espanhol levou à quebra das colheitas e da produção de azeite. Consumidores procuram supermercados em Portugal, onde os preços se mantêm mais baixos.

Foto
Consumidores espanhóis podem poupar vários euros por litro de azeite em Portugal Sergio Azenha
Ouça este artigo
00:00
02:03

A inflação em Espanha está a levar quem vive junto à fronteira a deslocar-se até Portugal para fazer compras. O azeite é um dos bens alimentares que ficou mais caro no país vizinho, com uma subida de 52% do preço para o consumidor no último ano, depois de quebras nas colheitas devido à seca.

Segundo a associação espanhola de defesa dos consumidores Facua, o preço por litro de azeite varia agora entre os 7,79 euros e os 13,10 euros. Os custos estarão também a levar a um aumento dos assaltos a lagares de azeite e de roubos em supermercados.

Já em Portugal, o preço médio de azeite por litro era no início de Agosto de 6,22 euros, o que já representava uma subida de 63% no período de 17 de Julho a 13 de Agosto face ao período homólogo de 2022, de acordo com dados divulgados esta semana pelo Observatório de Preços agro-alimentar.

Essa diferença explica-se, em parte, pela inclusão do azeite no cabaz IVA zero em Portugal (contra IVA de 5% em Espanha), mas não só.

Outra das razões apontadas é a especulação de preços por supermercados e hipermercados, e mesmo pelos sectores da produção e distribuição de azeite aos retalhistas.

Mas o principal motivo para a subida de preços para o consumidor será mesmo a quebra de produção provocada pela seca extrema em território espanhol, e a consequente redução da oferta, adianta o El País, que cita conclusões da Facua e da OCU, outra associação de defesa dos consumidores.

Segundo uma reportagem do diário espanhol em hipermercados de Valença do Minho e Miranda do Douro, divulgada este domingo, os consumidores espanhóis vão deixando vazias as prateleiras nos corredores do óleo e azeite.

Paulo Baiula, gerente de um dos estabelecimentos visitados pelos jornalistas, brinca sobre os muitos espanhóis que atravessam a fronteira para comprar azeite: “Levam-no aos volumes, no último mês parece que o bebem.”

Mas em breve a deslocação pode deixar de compensar para os consumidores espanhóis. Ainda no mês passado, a Casa do Azeite portuguesa, associação privada que comercializa o produto, avisou que o azeite poderia chegar aos 10 euros por litro em Portugal ainda este ano.