Chuva e trovoada, dez distritos sob aviso amarelo. Agitação marítima fecha barras
IPMA alerta para chuva e vento fortes, possivelmente acompanhados de trovoada. Prevê-se forte agitação marítima. Duas barras estão fechadas e cinco estão condicionadas.
Dez distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo este domingo devido à previsão de chuva e trovoada, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Há duas barras fechadas e outras cinco condicionadas por causa do vento e da agitação marítima.
Segundo o IPMA, os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Santarém estão sob aviso amarelo devido à previsão de "períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada", até ao final do dia e início da noite.
Os avisos mantêm-se por mais tempo nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto entre as 6h da madrugada deste domingo e as 23h59.
O IPMA colocou também os distritos de Coimbra, Leiria e Santarém em aviso amarelo, no domingo, entre as 9h e as 21h devido à previsão de chuva forte, possivelmente acompanha por trovoada, e o distrito de Aveiro entre as 9h e as 18h. Já as regiões da Guarda e Castelo Branco ficam sob aviso amarelo das 12h às 21h. Por último, para Viseu, o alerta é lançado só durante a tarde, entre as 12h e as 18h.
Quanto à previsão de forte agitação marítima, com ondas de Oeste/Sudoeste que podem chegar aos 4,5 metros, o Instituto Português emitiu um aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, em vigor durante a madrugada e manhã deste domingo.
O IPMA destaca ainda um aviso de vento forte na faixa costeira de várias regiões, com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros por hora. É o caso de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.