Ano parlamentar arranca com censura ao Governo e atira debate quinzenal para Dezembro
Depois da primeira sessão legislativa de ano e meio, o Parlamento regressa ao ciclo normal. À sua espera, os deputados terão a moção, mas também habitação, revisão constitucional, metadados e saúde.
A segunda sessão legislativa arranca hoje de forma atípica, com a entrega de uma moção de censura do Chega ao Governo que será discutida na terça-feira, mas que não é inédita no início dos trabalhos parlamentares. Poderíamos recuar a Outubro de 1989, quando o PS fez o mesmo ao Governo de maioria absoluta de Aníbal Cavaco Silva; ou a 1994, em que o CDS também censurou Cavaco; e, com estreita diferença de dias, o PSD também procurou derrubar António Guterres em Setembro de 2000, a que se somam Bloco e PCP no arranque da segunda sessão legislativa de Pedro Passos Coelho durante a troika.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.