A frase
O hotel Pestana CR7 Marrakech, uma parceria entre Cristiano Ronaldo e o grupo Pestana na cidade marroquina, terá disponibilizado abrigo para as vítimas do terramoto que abalou o país há uma semana.
Contexto
Há uma semana, a 8 de Setembro, um sismo com magnitude de 6,8 na escala de Richter, com epicentro a sudoeste de Marraquexe, provocou quase três mil mortos. De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica do país, o epicentro deu-se a 18 quilómetros de profundidade e a 70 quilómetros da cidade, nas montanhas do Atlas.
No dia seguinte, contas com dezenas de milhões de seguidores nas redes sociais anunciaram que “um hotel em Marraquexe, propriedade de Cristiano Ronaldo”, estaria a “oferecer” abrigo às vítimas. Por exemplo, a GOAL – projecto dedicado à actualidade futebolística – disseminou essa informação via Facebook, acumulando, em poucos minutos, centenas de comentários e partilhas a sublinhar o gesto de Cristiano Ronaldo.
Os factos
Num e-mail enviado à Reuters, um porta-voz do grupo Pestana negou os relatos. Segundo a mesma fonte, o hotel Pestana CR7 Marrakech não foi afectado pelo terramoto, mas recebeu muitas pessoas que estavam hospedadas noutros hotéis da cidade e procuravam novo alojamento.
Em resumo
A informação difundida nas redes sociais é falsa. Ainda assim, à noite desta sexta-feira, a publicação da GOAL, assinalada pelo próprio Facebook como falsa, conta com mais de 27 mil reacções e 729 partilhas.