Estados Unidos da América
O êxodo de milhares de pessoas do Burning Man (depois de três dias na lama)
Milhares de pessoas atravessam um deserto de lama seca no Nevada para sair do festival Burning Man. As imagens mostram as filas de veículos que serpenteiam Black Rock City.
Foi preciso esperar 48 horas para que o campo de lama em que se transformou o festival Burning Man finalmente secar. Na sexta-feira passada, a três dias do fim do festival, que acontecia no estado norte-americano do Nevada, um temporal abateu-se sobre Black Rock City e enterrou o Burning Man em lama. Agora que a chuva deu tréguas e o sol já brilha, uma caravana de milhares de pessoas atravessa um deserto de lama seca.
As imagens captadas no terreno, com recurso a drones e satélites da empresa Maxar Technologies testemunham enormes filas de carros e autocaravanas, carrinhas e camiões em caminhos de terra batida. São milhares de pessoas a saírem finalmente do Burning Man. O Dia do Trabalhador norte-americano, que se assinala a 4 de Setembro, era, de facto, o último dia do evento. Mas o espectáculo terminou mais cedo por causa das chuvas fortes.
Uma pessoa morreu durante o temporal em circunstâncias que estão ainda a ser apuradas pela polícia — um caso cujos detalhes não foram revelados pelas autoridades. Entre o temporal do fim-de-semana e a ordem de saída desta segunda-feira, quando o solo já permitia as deslocações, uma multidão esperou que a lama secasse no terreno do festival. Muitas tentaram sair a pé nos últimos dias, quando a circulação automóvel ainda estava proibida.