Andebol: Sporting impõe-se ao Benfica no primeiro derby da época
“Leões” superaram os rivais lisboetas por seis golos de diferença, na 1.ª jornada do campeonato.
Vitória clara do Sporting sobre o Benfica no primeiro derby da temporada de andebol, que marcou o início do campeonato. Nesta quarta-feira, no pavilhão João Rocha, os “leões” impuseram-se por 32-26.
Foi Bélone Moreira quem inaugurou o marcador mas a reacção “leonina” foi imediata. E foi num registo de equilíbrio que o jogo seguiu nos primeiros minutos até que a formação orientada por Jota Gonzalez chegou aos dois golos de vantagem (2-4). Seguiu-se a recuperação sportinguista, com Francisco Costa a igualar novamente.
Foi à passagem dos primeiros 10 minutos de jogo que Martim Costa colocou o emblema de Alvalade no comando, e bastaram cinco minutos para que a vantagem sportinguista passasse para dois golos, levando o técnico “encarnado” a parar o encontro.
O “time-out” acabou por não produzir efeitos e o Sporting chegou aos quatro golos de vantagem (10-6). E, apesar das tentativas de resposta dos benfiquistas, foram os sportinguistas que voltaram a ampliar a vantagem, forçando mesmo à troca de guarda-redes na baliza “encarnada”, fazendo entrar Gustavo Capdeville.
Antes do descanso, Paulo Moreno ainda reduziu para dois a desvantagem das “águias” (12-10), mas, depois de um “time out” pedido por Ricardo Costa, o Spoting chegou ao intervalo com três golos de avanço (15-12).
O segundo tempo começou com o Benfica a tentar novamente a recuperação, aproximando-se do rival, muito por mérito da exibição de Capdeville na baliza, mas depois desta fase o Sporting recuperou o domínio e afastou-se no marcador.
Nos sportinguistas destacaram-se as exibições dos irmãos Costa: Martim marcou 15 golos, praticamente metade dos da equipa, e Kiko contribuiu com oito.
No Benfica, o jogador que mais se destacou foi o sérvio Petar Djordjic, autor de oito golos.