A imagem de satélite foi captada esta quarta-feira e mostra claramente a mancha branca da tempestade Daniel em cima do território da Grécia, Turquia e Bulgária.
"Há pelo menos sete vítimas mortais, incluindo dois turistas no noroeste da Turquia. Em Istambul, as fortes chuvas provocaram inundações em ruas e casas, causando duas vítimas mortais", destaca o comunicado do serviço europeu de monitorização do clima.
Sobre a Grécia os cientistas confirmam que se registou um recorde de precipitação, o que provocou o encerramento de várias estradas e a morte de uma pessoa. Na Bulgária, o transbordar dos rios causou graves danos em estradas e pontes, tendo também provocado duas mortes e três desaparecidos, confirmadas até ao final da manhã.
Os satélites Copernicus Sentinel fornecem dados valiosos para identificar e delimitar a extensão das áreas afectadas quando ocorrem inundações e para monitorizar as consequências destes acontecimentos catastróficos, nota o comunicado.
Pelo menos duas pessoas morreram e três estão desaparecidas na quarta-feira, depois de chuvas torrenciais terem inundado casas e empresas e destruído infra-estruturas no centro da Grécia, informou o corpo de bombeiros.
Numa notícia divulgada pela Reuters, adianta-se ainda que a tempestade Daniel, que castiga a Grécia desde segunda-feira, provocou deslizamentos de terras, destruiu uma ponte, causou o colapso de postes de electricidade e arrastou dezenas de carros em águas lamacentas, poucos dias depois de um incêndio mortal no norte do país.
O corpo de uma mulher idosa foi recuperado perto de uma comunidade no sul da região de Pelion, no centro da Grécia, esta quarta-feira, disseram os bombeiros, aumentando para dois o número de mortos devido ao mau tempo na Grécia. "O corpo foi encontrado debaixo de uma pilha de madeira", disse um oficial dos bombeiros à Reuters, acrescentando que estava a decorrer uma operação de resgate de três pessoas desaparecidas.
Esta quarta-feira, a polícia emitiu avisos de trânsito para as cidades de Trikala e Karditsa, uma vez que se prevê que a tempestade se intensifique.
No noroeste da Turquia, pelo menos cinco pessoas morreram depois de fortes chuvas que provocaram inundações repentinas, refere a Reuters citando a emissora estatal turca TRTHaber .