Novo patriarca de Lisboa admite indemnizar vítimas de abusos sexuais
Rui Valério já tinha destacado na sua tomada de posse, no último sábado, uma “perspectiva de tolerância zero para com todas as formas de abuso”.
O novo cardeal-patriarca de Lisboa, Rui Valério, admitiu esta terça-feira pagar indemnizações às vítimas de abusos da Igreja Católica, considerando ser um apoio para reconstruírem as suas vidas.
"Para mim, isso [indemnização] não está excluído. Faz parte da equação", disse aos jornalistas Rui Valério, após ter sido recebido pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
O novo patriarca de Lisboa, que tomou posse no último sábado, destacou a "perspectiva de tolerância zero para com todas as formas de abuso".
"Sendo eu iluminado por esse grande princípio do primado da pessoa e do direito que a pessoa tem à integridade da sua dignidade e de ser reparado nessa dignidade e nas feridas que sofreu, eu começo por atribuir à palavra indemnização um sentido muito extenso e muito amplo", afirmou, concretizando: "Se a indemnização monetária for um apoio para que a pessoa se sinta restituída na integralidade da sua condição de ser humano, na sua capacidade de reconstruir a sua vida, nós temos de passar por esse caminho, temos de seguir essa estrada."
O novo patriarca de Lisboa foi esta terça-feira recebido, em audiência no parlamento, pelo presidente da Assembleia da República, para apresentação de cumprimentos.