Souto de Moura sobre torre do mercado da Time Out no Porto: “Já se viu uma girafa baixa?”

Estrutura de 21 metros considerada intrusiva pelo Icomos está concluída e arquitecto considera que “até ficou baixa”. Souto de Moura não teme “alterar” as cidades: “Não há arquitectura sem intrusão.”

Foto
Mercado da Time Out no Porto fica na ala sul da estação de São Bento e abre no fim do ano Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
05:24

As barreiras levantadas pela UNESCO e pelo Icomos, seu organismo consultivo para o património, de nada valeram. A obra do mercado da Time Out na estação de São Bento, no Porto, já arrancou e a sua torre, que foi considerada “intrusiva” pelo Icomos, já está concluída: terá 21 metros, quase mais três do que os inicialmente previstos. Souto de Moura, o arquitecto responsável pelo projecto, não considera excessivo: “Mal era se não aumentasse, até ficou baixa. Ou se faz ou não se faz. Já se viu uma girafa baixa? Não. E não se pode dizer que seja muito alta.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.