Jerri Lynn Hogg: “Encarar a inteligência artificial com medo só nos coloca mais em risco”

A psicóloga Jerri Lynn Hogg passa os dias a desmistificar novas tecnologias. Em particular, a IA dos chatbots. “A educação é fundamental para minimizar os riscos”, salienta em entrevista ao PÚBLICO.

Foto
Jerri Lynn Hogg lidera o Departamento de Sociedade, Media, Psicologia e Tecnologia da Associação Americana de Psicologia desde 2015 PAULO PIMENTA
Ouça este artigo
00:00
09:25

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Os novos chatbots com inteligência artificial como o ChatGPT não são um dos quatro cavaleiros do apocalipse; são ferramentas que devemos saber usar. Esta é a mensagem-chave da psicóloga de media norte-americana Jerri Lynn Hogg que esteve no Porto, esta segunda-feira, para falar sobre o papel da psicologia na inteligência artificial (IA) a propósito das comemorações do Dia Nacional do Psicólogo que se celebra anualmente a 4 de Setembro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.