Moradores rejeitam novo bairro social no Porto Alto e obrigam câmara a recuar

Autarquia garante que vai cumprir promessa de parque urbano e mudar projecto do bairro social para outro local. Habitantes constituem comissão para mais reivindicações.

Foto
Os moradores da Rua José Saramago não aceitam ali um bairro social, que iria, dizem, “roubar-lhes” o sossego
Ouça este artigo
00:00
07:07

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A recente decisão da Câmara de Benavente de construir 20 fogos de habitação social num terreno de Porto Alto gerou muita controvérsia, com os moradores mais próximos a mobilizarem-se para um conjunto de iniciativas que acabaram por “convencer” a edilidade a recuar e a procurar um novo espaço para o bairro social. Os moradores promoveram um abaixo-assinado, participaram em “peso” numa reunião camarária e, já no dia 23 de Agosto, numa reunião pública convocada para discutir o assunto, a câmara acabou por anunciar que desistia da ideia de construir 20 fogos de habitação social num terreno da Rua José Saramago e que iria destinar toda aquela área de 11 mil metros quadrados ao prometido parque urbano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.