Zelensky demite ministro da Defesa e propõe novo nome para o cargo

Oleksii Reznikov foi demitido este domingo. Zelensky sugere substuição por Rustem Umerov, líder do maior fundo de privatização da Ucrânia.

Foto
Oleksii Reznikov (ao centro) foi demitido este domingo Reuters/UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SER

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky,​ disse este domingo que decidiu demitir o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, e vai pedir ao Parlamento esta semana para o substituir por Rustem Umerov, líder do maior fundo de privatização da Ucrânia.

O anúncio, feito no seu habitual discurso nocturno em vídeo à nação, prepara o terreno para o maior abalo no sistema de defesa da Ucrânia desde o início da guerra, lançada pela Rússia em Fevereiro de 2022.

Reznikov, que foi nomeado ministro da Defesa em Novembro de 2021, ajudou a garantir milhares de milhões de euros em apoio financeiro ocidental para a guerra, mas tem sido perseguido por alegações de corrupção em torno do ministério, que ele adjectivou como difamações.

"Decidi substituir o Ministro da Defesa da Ucrânia. Oleksii Reznikov passou por mais de 550 dias de guerra em grande escala", disse Zelensky. "Acredito que o ministério precisa de novas abordagens e de outros formatos de interacção com os militares e a sociedade em geral."

A mudança de ministro da Defesa deve ser aprovada pelo Parlamento e é provável que seja apoiada por uma maioria de deputados na Verkhovna Rada.

Umerov, um ex-legislador de 41 anos que é um tártaro da Crimeia, dirige o Fundo de Propriedade do Estado da Ucrânia desde Setembro de 2022 e desempenhou um papel em negociações delicadas em tempo de guerra, por exemplo, o acordo de grãos do Mar Negro.