Zelensky demite ministro da Defesa e propõe novo nome para o cargo
Oleksii Reznikov foi demitido este domingo. Zelensky sugere substuição por Rustem Umerov, líder do maior fundo de privatização da Ucrânia.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse este domingo que decidiu demitir o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, e vai pedir ao Parlamento esta semana para o substituir por Rustem Umerov, líder do maior fundo de privatização da Ucrânia.
O anúncio, feito no seu habitual discurso nocturno em vídeo à nação, prepara o terreno para o maior abalo no sistema de defesa da Ucrânia desde o início da guerra, lançada pela Rússia em Fevereiro de 2022.
Reznikov, que foi nomeado ministro da Defesa em Novembro de 2021, ajudou a garantir milhares de milhões de euros em apoio financeiro ocidental para a guerra, mas tem sido perseguido por alegações de corrupção em torno do ministério, que ele adjectivou como difamações.
"Decidi substituir o Ministro da Defesa da Ucrânia. Oleksii Reznikov passou por mais de 550 dias de guerra em grande escala", disse Zelensky. "Acredito que o ministério precisa de novas abordagens e de outros formatos de interacção com os militares e a sociedade em geral."
A mudança de ministro da Defesa deve ser aprovada pelo Parlamento e é provável que seja apoiada por uma maioria de deputados na Verkhovna Rada.
Umerov, um ex-legislador de 41 anos que é um tártaro da Crimeia, dirige o Fundo de Propriedade do Estado da Ucrânia desde Setembro de 2022 e desempenhou um papel em negociações delicadas em tempo de guerra, por exemplo, o acordo de grãos do Mar Negro.