Entrada para o fim-de-semana com chuva e descida da temperatura máxima

Está prevista descida de temperatura máxima na ordem dos cinco graus. Há mais de 50 concelhos ainda em risco máximo de incêndio rural.

Foto
Estão previstos aguaceiros até terça-feira Paulo Pimenta/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
02:42

A chuva regressa a partir da tarde desta sexta-feira a Portugal continental, dia em que se prevê uma descida da temperatura máxima na ordem dos cinco graus, valores abaixo do normal para a época do ano, segundo o IPMA.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Patrícia Marques, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou que haverá uma mudança no estado do tempo a partir desta sexta-feira com descida da temperatura máxima e previsão de chuva.

"Hoje [sexta-feira] o parâmetro que se vai sentir com mais significado será a descida da temperatura máxima, que em alguns locais rondará os cinco graus. São valores abaixo do normal para a época do ano e amanhã [sábado] está prevista nova descida da [temperatura] máxima", disse.

De acordo com Patrícia Marques, na origem da mudança do estado do tempo está uma superfície frontal fria que está a aproximar-se do território de Portugal continental.

"A partir da tarde de hoje [sexta-feira] está prevista chuva no Minho e Douro litoral e depois começa a atravessar as regiões do norte e centro. Na noite de hoje com uma depressão dos níveis altos da atmosfera que se vai instalar sobre a Península Ibérica teremos um episódio de precipitação que poderá durar alguns dias no continente", adiantou.

Pelo menos até terça-feira, segundo a meteorologista do IPMA, estão previstos aguaceiros, que podem ser por vezes de granizo e acompanhados de trovoada. "O vento já abrandou na noite de hoje [sexta-feira] e vai diminuir nos próximos dias. O vento terá rajadas ate 30 quilómetros por hora. Será moderado em praticamente todo o território", referiu.

No que diz respeito às temperaturas máximas, segundo Patrícia Marques, vão ficar abaixo dos 30 graus Celsius na generalidade do território do continente.

"No Alentejo vamos ter máximas de 26/27 graus. Nas regiões do litoral na ordem dos 22/24 graus. No Porto descem para os 24 e em Lisboa para os 25. AS mínimas também têm uma ligeira descida e ficam a rondar os 15/16 graus", disse.

Mais de 50 concelhos em risco máximo de incêndio rural

Mais 50 concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança apresentam esta sexta-feira um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também mais de 70 concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro em perigo muito elevado.

Outros concelhos de todos os distritos do continente estão esta sexta-feira em perigo elevado de incêndio. De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai diminuir bastante no fim-de-semana.

Sugerir correcção
Comentar