Obras para repor sentidos nas laterais da Avenida da Liberdade durarão quatro meses

Empreitada vai repor antigos sentidos de trânsito nas laterais da avenida, que tinham alterados há 11 anos. Trabalhos vão custar mais de 500 mil euros.

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Circulação nas zonas laterais da Av. da Liberdade vão voltar a ser alteradas Nuno Alexandre
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A Avenida da Liberdade entrou em obras nesta segunda-feira. Os trabalhos numa das principais vias de circulação de Lisboa terão a duração de quatro meses e serão realizados por fases para minimizar os constrangimentos. Objectivo: repor os antigos sentidos de trânsito nas laterais desta avenida, que foram alterados há 11 anos.

Segundo revela a Câmara Municipal de Lisboa (CML) no seu site na Internet, a empreitada prevê “a sinalização luminosa automática de trânsito, sinalização vertical e horizontal para a modernização semafórica, alteração de sentido das vias laterais e repavimentação das zonas intervencionadas”.

A autarquia assegura que “será garantido o acesso a moradores, garagens, serviços, e veículos de emergência, bem como a circulação pedonal e ciclável”.

Tal como revelaram ao PÚBLICO em Março deste ano os responsáveis pela Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), a quem CML delegou a empreitada, o arranque das obras estava previsto para o início de Abril. Os responsáveis da autarquia, em declarações à Lusa, justificam agora o atraso de cerca de cinco meses na obra com o facto do primeiro concurso não ter tido concorrentes. O segundo concurso coincidiu com as festas da cidade e, de seguida, com a realização da Jornada Mundial da Juventude, o que empurrou a empreitada com um valor de 522.542,56 euros para a segunda quinzena deste mês.

Os sentidos de trânsito irão mudando faseadamente, quarteirão a quarteirão, com o avançar da obra, explicaram os dirigentes da EMEL ao PÚBLICO em Março. O que significa que, quando os trabalhos terminarem, em finais de Dezembro, será possível aos automobilistas utilizarem as faixas laterais como vias de circulação em toda a sua extensão, tanto no sentido ascendente como descendente.

Estando a olhar para o Tejo, a circulação será permitida no sentido Norte-Sul na faixa da direita e no sentido Sul-Norte na faixa da esquerda. Na via central a circulação continuará a ser feita em ambos os sentidos.

Uma medida que havia sido aprovada pelo anterior executivo camarário, liderado por Fernando Medina (PS), em Outubro de 2020, por iniciativa da vereadora social-democrata Teresa Leal Coelho (PSD), mas cuja concretização foi sendo adiada.

A circulação na avenida pelas vias laterais será limitada a 30 quilómetros por hora. O que possibilitará, explicou a EMEL, “que os utilizadores de bicicleta possam, de forma segura, ganhar um canal ciclável para ligar o Marquês de Pombal aos Restauradores”. Ao mesmo tempo, a empresa municipal garantiu que a intervenção não prevê que exista supressão de qualquer lugar de estacionamento hoje existente.

Segundo revela a autarquia no seu site, a primeira fase será realizada entre o Marquês de Pombal e a Rua Alexandre Herculano (sentido sul), e o percurso alternativo será o acesso à Rua Alexandre Herculano através da Avenida Duque de Loulé e Rua Camilo Castelo Branco.

As restantes fases serão entre a Rua Alexandre Herculano e a Rua Barata Salgueiro (sentido sul); entre o cruzamento da Rua Alexandre Herculano com a Avenida da Liberdade (ilha) e no troço entre a Praça Marquês de Pombal e a Rua Alexandre Herculano e o troço entre a Rua Alexandre Herculano e a Rua Rosa Araújo.

O BE viu aprovada em Março deste ano, na Assembleia Municipal de Lisboa, uma recomendação para que a câmara articulasse a restituição do sentido de trânsito das laterais da Av. da Liberdade com a implementação da Zona de Emissões Reduzidas (ZER). Responsáveis do município disseram agora à Lusa que "a presente intervenção apenas visa a reposição dos sentidos de trânsito nas laterais da Avenida da Liberdade", dando resposta à proposta nº 634/2020, aprovada por maioria na reunião de câmara de 15 de Outubro de 2020.

"Importa ainda referir que a Avenida da Liberdade integra actualmente a Zona 1 da ZER em vigor", frisaram ainda à agência de informação, indicando que nesta zona do eixo Avenida da Liberdade/Baixa apenas circulam veículos posteriores a 2000, ou seja, que respeitem as normas de emissão EURO 3 (em geral, veículos ligeiros fabricados depois de Janeiro de 2000 e pesados depois de Outubro de 2000).

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