Taiwan detectou drone de combate chinês a voar ao largo da sua costa Leste

Manobras militares chinesas começaram no sábado passado sem anúncio por parte de Pequim. Nas últimas 24 horas Taiwan detectou 20 aviões chineses na sua zona de identificação de defesa aérea.

Foto
O drone de combate chinês avistado pelas autoridades de Taiwan é igual a este, o Tengden TB-001, Creative Commons/Infinty 0

O Ministério da Defesa de Taiwan disse na manhã deste sábado que nas últimas 24 horas foram detectados 20 aviões da Força Aérea chinesa na sua zona de identificação de defesa aérea, em águas internacionais, incluindo um drone de combate que sobrevoou a costa Leste de Taiwan.

Taiwan, que tem um governo eleito democraticamente, e que a China diz que é território seu, tem-se queixado nos últimos três anos de uma pressão militar cada vez maior de Pequim.

No sábado passado, a China levou a cabo um dia de exercícios à volta de Taiwan numa resposta a uma passagem breve do vice-presidente, Lai Ching-te, pelos Estados Unidos, este mês.

Dando mais detalhes sobre as últimas 24h, o Ministério da Defesa de Taiwan disse que os aviões envolvidos incluíram caças Su-30 e J-10 e aeronaves anti-submarino.

O ministério taiwanês disse que não era possível perceber se os exercícios que começaram no sábado passado já tinham terminado, porque Pequim não fez qualquer anúncio oficial, e a China tem continuado movimentações militares à volta de Taiwan. O Ministério da Defesa da China não respondeu a pedidos de comentário feitos neste sábado.

Alguns dos caças e drones atravessaram a linha do estreito de Taiwan, que era antes uma barreira não oficial de divisão entre os dois lados, mas que tem sido passada de forma rotineira por aviões chineses, segundo um mapa divulgado pelo ministério de Taiwan.

Os aviões não entraram no espaço aéreo taiwanês, ainda que se tenham aproximado da zona contígua, situada a 44 quilómetros da sua costa, acrescentou o ministério.

Um drone Tengden TB-001 voou até ao norte da ilha, em direcção ao Pacífico, tendo passado ao largo da costa leste de Taiwan e voltando a fazer o mesmo percurso no regresso, segundo o mapa.

Em três dias de exercícios militares em Abril, um dos quais simulou um ataque directo a Taiwan, a China usou o mesmo modelo de drone para sobrevoar a zona circundante ao território taiwanês.