Folhas Caídas, de Aki Kaurismäki, é o melhor filme do ano para a crítica internacional

O prémio vai ser entregue na gala de abertura do Festival de San Sebastián, a 22 de Setembro. A estreia portuguesa, pela Midas Filmes, está anunciada para Novembro.

Foto
Folhas Caídas chega às salas portuguesas em Novembro DR
Ouça este artigo
00:00
01:16

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Federação Internacional dos Críticos de Cinema (Fipresci) escolheu como melhor filme de 2023 Fallen Leaves (Folhas Caídas, de Aki Kaurismäki, que em Maio deste ano recebera o Prémio do Júri no Festival de Cannes. Eram elegíveis para esta escolha dos críticos todos os filmes estreados depois de 1 de Julho de 2022 e a decisão final dos 669 membros da Fipresci foi tomada a partir de um grupo de três finalistas, em que estavam Tár, de Todd Field, e Os Espíritos de Inisherin, de Martin McDonagh.

É a segunda vez que o cineasta finlandês recebe esta distinção, depois de, em 2017, O Outro Lado da Esperança ter sido premiado. Curiosamente, tratava-se de um filme que Kaurismäki anunciara como o seu último. Mas apareceu outro, esta história de amor entre um operário alcoólico e uma empregada de supermercado que foi despedida, um filme cheio de pequenos fôlegos e pequenas suspensões suplementares que voltam a impor o cinema contra a realidade, se isso for preciso, piscadelas de olho dos clássicos e dos fantasmas, os que tudo sabem, a estes tempos modernos.

Foto
Aki Kaurismäki em Maio passado no Festival de Cannes Pascal Le Segretain

O prémio vai ser entregue na gala de abertura do Festival de San Sebastián, a 22 de Setembro. A estreia portuguesa, pela Midas Filmes, está anunciada para Novembro.

Sugerir correcção
Comentar