A nova tutela do património e os desafios societais (Parte II)

As duas instituições que resultam do novo desenho institucional da tutela patrimonial torná-la-ão, desejavelmente, mais apta a posicionar-se estrategicamente perante os desafios societais do sector.

Ouça este artigo
00:00
06:05

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Em artigo anterior, tivemos a oportunidade de expor como, em nosso entender, o novo desenho institucional da tutela patrimonial em Portugal permite aligeirar a actual estrutura, demasiado grande e centralizada. Desejavelmente, as duas novas instituições ficarão agora mais aptas para se posicionarem estrategicamente perante os actuais desafios societais do sector. E que desafios são esses? São aqueles que emergem da sua relação central e complexa com as cidades, o território e as pessoas. O património cultural enfrenta hoje um contexto complexo (e não limitado ao território nacional), com desafios e pressões de ordem económica, ambiental e social que obrigam a uma nova abordagem. Permitimo-nos destacar aqui alguns exemplos:

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.