Espanha resgata cerca de 300 migrantes nas últimas 24 horas
Autoridades espanholas resgataram 300 migrantes junto à costa em menos de 24 horas. Número de migrantes que chegaram à costa espanhola voltou a aumentar desde 1 de Janeiro em relação a 2022.
Cerca de 300 migrantes foram resgatados em menos de 24 horas pelos serviços de Salvamento Marítimo de dez embarcações que tentavam chegar às costas espanholas nas ilhas Baleares, Alicante e Canárias, anunciaram neste sábado as autoridades.
De acordo com a agência Efe, só este sábado, mais de uma centena de migrantes foram localizados a bordo de cinco pequenas embarcações no Sul de Maiorca, outra nas águas de Ibiza, com 11 pessoas, e duas embarcações em Alicante. Na tarde de sexta-feira, mais de 150 pessoas foram resgatadas de outros dois pequenos barcos em El Hierro.
Até 15 de Agosto, a chegada de migrantes em pequenos barcos e outras embarcações precárias aumentou 10,3%, com 18.069 pessoas em 847 pequenas embarcações, principalmente devido ao aumento das chegadas através do continente e das ilhas Baleares.
Estes são os últimos dados do balanço tornado público na quarta-feira pelo Ministério do Interior, de 1 de Janeiro a 15 de Agosto. Em comparação com o mesmo período de 2022, estes números invertem a tendência de descida do número total de chegadas por terra e mar: 18.745 migrantes, mais 598 migrantes do que há um ano.