Fotogaleria

Fungo laranja invasor, formiga-zombie e tubarão recém-nascido vencem concurso do mundo natural

Fungos brilhantes cor-de-laranja (Favolaschia calocera) vencem a terceira edição do concurso BMC Ecology and Evolution, que distingue trabalhos que representam o mundo natural, tanto do presente como do passado.

Fungo Favolaschia calocera pode trazer consequências ecológicas, ainda pouco conhecidas, para os ecossistemas australianos Cornelia Sattler
Fotogaleria
Fungo Favolaschia calocera pode trazer consequências ecológicas, ainda pouco conhecidas, para os ecossistemas australianos Cornelia Sattler

Uma fotografia de fungos cor-de-laranja (Favolaschia calocera), a crescer sobre madeira morta, venceu a terceira edição do concurso de imagens BMC Ecology and Evolution, uma competição que distingue trabalhos que representam o mundo natural, tanto do presente como do passado. Entre os demais distinguidos nas quatro categorias do prémio estão, por exemplo, a foto de um tubarão recém-nascido e a reconstituição do interior de um ovo de dinossauro.

“Apesar da aparência inocente e bonita, este fungo é uma espécie invasora que substitui outros fungos e está a espalhar-se pela floresta tropical australiana. É importante acompanhar de perto esta espécie, cujos esporos são muitas vezes transportados por seres humanos, de forma a salvaguardar a biodiversidade da Austrália”, afirma Cornelia Sattler, bióloga da Universidade de Macquarie, na Austrália, e autora da imagem vencedora, citada no comunicado de imprensa.

O fungo Favolaschia calocera foi observado pela primeira vez em Madagáscar, mas, agora, esta espécie invasora está dispersa por diferentes regiões do planeta. “A imagem de Cornelia Sattler permite-nos espiar o mundo dos fungos, organismos fascinantes, mas subestimados e pouco estudados”, referiu Arne Traulsen, membro do Conselho Editorial da revista científica BMC Ecology and Evolution, citada no mesmo documento.

Além da imagem vencedora, o júri seleccionou oito trabalhos em quatro categorias: trabalho de campo, protecção do planeta, e, por fim, a paleoecologia. Os membros do júri destacaram não só as “histórias de ciência” que cada uma das imagens conta, mas também a “qualidade artística” dos trabalhos.

O objectivo da competição é dar aos biólogos, paleontólogos e ecólogos a oportunidade de expressar o trabalho científico que desenvolvem com criatividade e, assim, explorar as fronteiras entre a arte e a ciência.

João Araújo, do jardim botânico de Nova Iorque, nos Estados Unidos, conquistou o primeiro lugar na categoria plantas e fungos ao registar a imagem de um fungo a parasitar o fungo de formigas-zombie. Esta espécie é capaz de obrigar os insectos infectados a migrar para locais mais interessantes para o crescimento fúngico.

“Os fungos das formigas-zombies são encontrados em florestas de todo o mundo, sendo que esses espaços são coabitados por outros fungos que podem parasitar, consumir e até castrar. Os cientistas só recentemente começaram a catalogar e descrever esses fungos fascinantes que são capazes de matar outros fungos”, refere João Araújo.

Já o vencedor da categoria paleoecologia foi apresentado por Jordan Mallon, do Museu Canadiano da Natureza, e consiste numa recriação digital, elaborada pela chinesa Wenyu Ren, a partir da descoberta de dois ovos de dinossauro na China com entre 72 e 62 milhões de anos. A imagem mostra o desenvolvimento embrionário de um dinossauro com bico de pato no interior de um ovo do Cretáceo Superior.

Cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, realizam uma necropsia de uma baleia jubarte encalhada
Cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, realizam uma necropsia de uma baleia jubarte encalhada James Bunyan/Tracks Ecology
A microscopia revela um vaso sanguíneo de um dinossauro diplodocídeo
A microscopia revela um vaso sanguíneo de um dinossauro diplodocídeo Jasmina Wiemann
Recriação digital do interior de um ovo de dinossauro
Recriação digital do interior de um ovo de dinossauro Wenyu Ren
Uma aranha aparentemente derrotada por um fungo parasita
Uma aranha aparentemente derrotada por um fungo parasita Roberto García-Roa
Um investigador liberta um tubarão recém-nascido (<i>Carcharhinus melanopterus</i>) em Mo'orea, na Polinésia Francesa
Um investigador liberta um tubarão recém-nascido (Carcharhinus melanopterus) em Mo'orea, na Polinésia Francesa Victor Huertas
Apicultura sustentável para chimpanzés
Apicultura sustentável para chimpanzés Roberto García-Roa
Fungo micoparasita parasita o corpo frutífero de um fungo de formiga-zombie
Fungo micoparasita parasita o corpo frutífero de um fungo de formiga-zombie João Araújo
Cientistas operam robô ROV (veículo de operação remota) subaquático no parque de corais na Austrália
Cientistas operam robô ROV (veículo de operação remota) subaquático no parque de corais na Austrália Victor Huertas