Pescador mordido por tubarão-azul ao largo de Vila do Conde
O homem, de 35 anos, teve de ser resgatado de helicóptero. Neste momento, está em estado considerado estável no Hospital de São João, no Porto.
A Marinha Portuguesa resgatou na quarta-feira, a 167 quilómetros da costa de Vila do Conde, um pescador mordido por um tubarão-azul que foi encaminhado para o Hospital de São João, no Porto, onde esta quinta-feira se encontra “estável”. O homem, de 35 anos e natural da Indonésia, estava a bordo da embarcação de pesca Vila do Infante quando foi mordido pelo animal.
Em comunicado, a Marinha revela que o homem “se encontrava com uma abundante perda de sangue” e teve de ser resgatado de helicóptero “a cerca de 90 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 167 quilómetros, a oeste de Vila do Conde”, no distrito do Porto.
“A embarcação de pesca efectuou um pedido de auxílio, pelas 19h32 [de quarta-feira], por chamada telefónica, relatando que havia um tripulante a bordo que tinha sido mordido por um tubarão-azul e que se encontrava com uma abundante perda de sangue. De imediato foi informado o Codumar, que efectuou a avaliação do estado da vítima, considerando a situação como um resgate médico urgente”, lê-se no comunicado publicado no site da Marinha Portuguesa.
De acordo com a Marinha, “tratando-se de um resgate médico urgente, foi empenhada a aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa para efectuar o resgate e o transporte até ao Aeroporto de Sá Carneiro, tendo aterrado pelas 23h29”.
À agência Lusa, fonte do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) indicou que o pescador está no Serviço de Medicina Intensiva “em estado considerado estável”.