Campo de Ourique quer plantar árvores para tirar espaço aos carros e ganhar sombra

Junta de freguesia planeia semear 200 novos espécimes, até 2030, mas queixa-se de entraves da Câmara de Lisboa. “Não tem sido nada fácil”, lamenta-se. Câmara diz que tudo corre como planeado.

Foto
Junta diz que plantação de árvores é essencial para preservação da qualidade de vida no bairro Nuno Alexandre
Ouça este artigo
00:00
08:09

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O plano é ambicioso e pretende mudar o paradigma da freguesia. Em vez de estar sempre a pensar-se onde arranjar espaço para se estacionar o automóvel, a Junta de Freguesia de Campo de Ourique, em Lisboa, quer inverter o raciocínio e começar a plantar árvores em muitos dos locais onde eles costumam ser colocados, mesmo que ilegalmente. Dentro dessa lógica, a autarquia está a iniciar um programa de plantação de árvores em esquinas do bairro, mas também noutras áreas do espaço público. O objectivo é semear duas centenas de exemplares até 2030, aumentando as áreas de sombra. E assim, de caminho, garantir também o arrefecimento das ruas no Verão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.