Marcelo e Costa assinalam Dia da Juventude com palavras de encorajamento

No Dia Internacional da Juventude, o Presidente da República e o primeiro-ministro dirigiram-se aos jovens através da Internet.

Foto
Presidente e primeiro-ministro assinalaram este sábado o Dia da Juventude Nuno Ferreira Santos

O Presidente da República e o primeiro-ministro assinalaram este sábado o Dia Internacional da Juventude. Marcelo Rebelo de Sousa, através do site da Presidência, destacou "o papel transformador e mobilizador dos jovens". António Costa, através das redes sociais, prometeu continuar a trabalhar para que os jovens realizem as suas ambições.

"Assinalo hoje, neste Dia Internacional da Juventude, o papel transformador e mobilizador das e dos jovens no nosso país. Cabe-vos fazer acontecer o futuro, com a vossa voz, as vossas mãos e talentos, o vosso querer", lê-se numa mensagem divulgada no portal oficial da Presidência.

Nesta mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa diz partilhar com os jovens os "anseios por uma sociedade mais inclusiva, promotora de igualdade, onde todos possam ter um melhor amanhã, sem discriminações de qualquer tipo, por mais e melhores oportunidades de emancipação na educação, na habitação, na formação académica e profissional e no emprego".

O Presidente da República aborda também "o combate às alterações climáticas, a promoção da sustentabilidade e a necessidade de criar mecanismos de participação e representação efectiva nos diferentes contextos locais, nacionais e internacionais".

"Reconhecendo uma geração aberta e inovadora, mais culta e cosmopolita, capaz e resiliente, interessada em fazer da nossa sociedade um lugar melhor, dedico-vos, neste Dia Internacional da Juventude, uma mensagem de esperança no futuro, a partir do presente, na certeza que saberão abrir caminhos e soluções que permitam a realização dos vossos sonhos", lê-se ainda na mensagem.

Já o primeiro-ministro optou por assinalar este dia através da rede social X (antigo Twitter), prometendo políticas para que os jovens realizem as suas ambições. António Costa reiterou ainda a aposta no aumento das qualificações e no apoio à habitação e ao emprego.

"Continuamos a trabalhar para que os jovens possam realizar as suas ambições em Portugal. Apostamos no aumento das qualificações e temos reforçado os apoios à habitação e ao emprego", escreveu o chefe do Governo.

Costa aponta programas como o "Mais Habitação" e o "Porta 65", o investimento em alojamento estudantil, estágios remunerados, incentivos à contratação dos mais qualificados e o IRS Jovem como alguns dos exemplos das políticas do executivo dirigidas à juventude.

"Temos políticas para esta geração a par de uma economia dinâmica e em convergência com a UE. O futuro começa hoje", conclui o líder do executivo.