Ser velho antes da revolução

A coexistência no alojamento com filhos e netos era a regra social quando a dependência se agravava, e os lares uma novidade para muito poucos.

Foto
Alentejo, 1977 Alain MINGAM/Gamma-Rapho via Getty Images
Ouça este artigo
00:00
08:56

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Com a experiência de mais de 30 anos como investigador, não me enganarei ao afirmar que nunca, como hoje, se falou tanto de questões demográficas neste país, embora nem sempre bem, e demasiadas vezes com algum tremendismo. A consciência coletiva, ainda assim difusa, de que enfrentamos uma crise demográfica severa, com saldos naturais negativos, até com redução do número de pessoas residentes, particularmente de nacionais, o evidente despovoamento do interior de Portugal e, acima de tudo, o crescente envelhecimento da população são alguns factos demográficos do nosso tempo que já poucos ignoram.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.