A8 reaberta depois do fogo em Loures

O incêncio deflagrou por volta das 17h00 em Loures, no distrito de Lisboa. Auto-estrada foi cortada nos dois sentidos, mas reabriu às 22h45.

Foto
A A8 foi cortada devido à fraca visibilidade Adriano Miranda

O incêndio em mato que deflagrou cerca das 16h16 na na zona da Carrasqueira, Loures, no distrito de Lisboa, obrigou ao corte da Auto-estrada 8 (A8) nos dois sentidos, disse a concessionária da via à Lusa. Foi reaberta às 22h45, confirmou fonte da Auto-estradas do Atlântico ao PÚBLICO.

Num primeiro momento, cerca das 19h20, a A8 foi cortada apenas no sentido norte-sul, para o nó de Lousa.

"Mais tarde, cerca 19h45, foi também necessário proceder ao corte no sentido sul-norte, estando todas as viaturas a ser direccionadas para a Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL)", adiantou a mesma fonte à Lusa.

À Lusa, fonte da Protecção Civil indicou que o incêndio foi dado como dominado por volta das 21h48. Apesar da evolução do combate às chamas, perto das 23h00, ainda se mantinham no local 240 operacionais, apoiados por 69 viaturas, segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

Segundo a Lusa, em declarações à RTP3, o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, disse que o incêndio "consumiu cerca de 25 a 30 hectares de mato, que eram encostas na sua maioria".

O autarca referiu ainda que nunca houve vidas ou casas em risco, adiantando que a acção dos bombeiros foi dificultada pelos acessos difíceis.

Nas redes sociais circularam algumas imagens e vídeos de automobilistas que mostram uma nuvem de fumo junto à A8.

Actualização às 19h40: Actualiza o número de meios mobilizados para o combate às chamas e inclui declarações do Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil

Actualização às 21h32: Actualiza o número de meios mobilizados para o combate às chamas e o corte da A8 nos dois sentidos.

Actualização às 23h17: Acrescenta informação sobre a reabertura da auto-estrada e do fogo.

Sugerir correcção
Comentar