O “fabuloso” Portugal de Irving Penn

No início dos anos 1960, cansado de fotografar “mulheres, atitudes e vestidos”, o fotógrafo americano Irving Penn voltou-se para a reportagem e passou por Portugal — foi de Setúbal ao Porto.

Foto
Irving Penn Foundation
Ouça este artigo
00:00
08:33

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Apesar de ser um nome amplamente reconhecido, poucos sabem que o fotógrafo norte-americano Irving Penn terá realizado uma série de imagens em Portugal no início da década de 1960, percorrendo o país de Setúbal até ao Porto, passando por Lisboa, Óbidos, Nazaré ou a aldeia da Murgueira, em Mafra. “Estas fotografias raramente são mostradas e, na verdade, ainda hoje tento encontrar os negativos originais”, diz ao PÚBLICO Claire Scoville, especialista em História da Arte e bisneta da antiga proprietária da Quinta da Bacalhôa, que Penn fotografou na sua viagem a Portugal. “Pelo que consegui descobrir, presumo que Penn tenha ficado três dias na Bacalhôa, mas a minha família nunca chegou a ver as fotografias dele. E acabaram por se esquecer do assunto”, conta Claire, a partir dos Estados Unidos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários