Fogo continua a progredir com intensidade em Ourém. Mais de 480 operacionais combatem chamas

Fogo deflagrou às 14h16 no concelho de Ourém. Às 20h00 de sábado continuava a progredir com intensidade. Não há indicação de feridos.

Foto
Fogo deflagrou às 14h16 no concelho de Ourém Rui Gaudencio

Mais de 480 operacionais continuam a combater um incêndio que deflagrou às 14h16 no Vale do Tacão, no concelho de Leiria. Às 20h00, o incêndio continuava activo a progredir com "intensidade" no conselho vizinho de Ourém, afirmou à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil de Leiria.

As chamas percorrem “zona florestal e rural”, registando-se algumas localidades próximas do fogo. Por ora, não há conhecimento da necessidade de evacuações de aldeias, nem de feridos ou casas de primeira habitação afectadas.

“A parte activa do incêndio está toda no concelho de Ourém. O incêndio está sectorizado, com três sectores e a cabeça de incêndio progride em direcção à cidade de Ourém”, afirmou a mesma fonte.

De acordo com fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil de Leiria, inicialmente, a origem do incêndio foi atribuída à localidade de Cercal, no concelho de Ourém, tendo sido posteriormente alterada para Vale Tacão, no concelho de Leiria, que dista a menos de dois quilómetros da outra aldeia.

Segundo a página online da Protecção Civil, às 22h30, combatiam as chamas 487 operacionais, apoiados por 143 veículos e um meios aéreo.

Na zona do concelho de Leiria, 50% do perímetro de incêndio já está em fase de rescaldo.

Por volta das 16h30, o incêndio obrigou ao corte de um troço do itinerário complementar (IC) 9, mas já reabriu ao trânsito. “A circulação no IC9 foi reaberta”, lê-se num comunicado partilhado pela concessionária da via durante a noite de sábado. A hora de abertura não foi mencionada