Desconhecidos trocam bandeira nacional por uma da Rússia em Elvas
Autarca de Elvas lembra que desrespeito pela bandeira nacional é crime público e que o caso vai ser investigado.
Uma bandeira portuguesa que se encontrava hasteada numa das principais entradas da cidade de Elvas, no distrito de Portalegre, foi retirada, por desconhecidos, e substituída por uma da Federação Russa, revelou esta sexta-feira o presidente da Câmara Municipal.
Em declarações à agência Lusa, José Rondão Almeida relatou que "houve alguém que, no decorrer da noite passada, decidiu retirar a bandeira portuguesa e colocar lá a bandeira da Federação Russa".
"Lamentamos e vamos tentar que as autoridades abram um inquérito para vermos se somos capazes de identificar a pessoa", adiantou, sublinhando que o desrespeito pela bandeira nacional é um crime público.
Considerando que este acto "não faz sentido nenhum", o presidente do município realçou que só pode ter sido "uma brincadeira de mau gosto".
Segundo Rondão Almeida, a bandeira da Federação Russa foi retirada e a nacional reposta pouco depois das 8h desta sexta, quando os funcionários da autarquia entraram ao serviço.
Num comunicado publicado nas redes sociais da câmara, o autarca lembrou que a bandeira nacional de grandes dimensões se encontra hasteada, em permanência, junto ao Aqueduto da Amoreira, desde que Elvas acolheu, em 2013, as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
"Em meu nome e do município venho publicamente repudiar não apenas este como todos os actos de vandalismo de que seja alvo o nosso património, ainda para mais quando está em causa um dos principais signos de identidade da nossa nação", escreveu, no comunicado.
E acrescentou que, "pelo facto de a situação configurar um crime público, o município irá fazer uma participação às autoridades competentes".