Pode-se perguntar pela laicidade sem se ser acusado de anticlericalismo?

É inaceitável que um Presidente não tenha conseguido despir a sotaina metafórica depois de eleito, como se representasse a hierarquia eclesiástica antes de representar quase 11 milhões de cidadãos.

Ouça este artigo
00:00
04:50

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Quando se sentem acossados, os comunistas reagem acusando de anticomunismo primário quem os maltrata. É uma estratégia que compensa. A vitimização desvia do assunto, porque o assunto incomoda e pode lesar a causa. Quem se coloca na posição de vítima, denunciando ataques infundamentados, granjeia simpatias e desloca a discussão para quem se lhe opõe, acusando-os de serem oponentes primários para os desqualificar – como se fosse proibido ser-se opositor de alguém. Pelo caminho, perde-se o fio à meada do assunto que deu origem à discussão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.