Festival Internacional de Música de Marvão: a magia da 9.ª edição
Realizou-se entre os dias 21 e 30 de Julho, na emblemática vila de Marvão, aquele que é considerado por muitos um dos maiores festivais de música clássica em Portugal.
Os últimos 10 dias do passado mês de Julho foram reservados ao Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM). Nesta que foi a sua nona edição, o objectivo manteve-se o de sempre: ser universal e promover um maior acesso à Cultura, com parte dos concertos e actividades de entrada gratuita. Organizado pela Marvão Music, com o apoio do Grupo Ageas Portugal, o Festival já conquistou um espaço de referência no panorama cultural – dentro e fora das nossas fronteiras.
Todos os anos, chegam a Marvão públicos de todas as idades e nacionalidades, fazendo jus àquilo que mais caracteriza este evento: o facto de oferecer uma grande variedade de estilos de música, promovendo o interior e as comunidades menos privilegiadas. Se os grandes festivais costumam acontecer nas grandes cidades, o FIMM vem contrariar essa tendência. Aqui foi possível ouvir música erudita e música do mundo, desde o Fado, o Jazz à música etnográfica, Portuguesa… a lista é grande.
O Festival conta com o apoio da Câmara Municipal de Marvão, dos municípios de Portalegre, Castelo de Vide e Valência de Alcântara (Espanha) e de relevantes Instituições, às quais se junta o apoio do Grupo Ageas Portugal, o qual aliás, foi uma das forças motrizes na Gala de Abertura da edição deste ano, que contou com a estreia mundial de "Unicórnio", do compositor Catalão Ferran Cruixent. Uma obra muito especial de 21 minutos para clarinete (Horácio Ferreira) e orquestra de cordas (Kölner Kammerorchester - Cologne Chamber Orchestra, Christoph Poppen), encomendada pelo Festival de Música de Marvão.
“Mais do que um festival, este evento é um encontro de amigos. A Gala de Abertura Ageas, que marcou o arranque no primeiro dia, contou, nesta edição, com muito talento e paixão em palco, e com muitas emoções partilhadas e vividas em conjunto, entre artistas e convidados, envoltos pela magia das muralhas do castelo. É realmente um ambiente diferente que nos envolve. Uma noite que culminou com um jantar onde juntamos amigos, Parceiros, Clientes e artistas. Juntos celebrámos a Cultura e a música. Juntos brindámos ao sucesso de mais uma edição”, refere Inês Simões, Responsável de Comunicação Corporativa do Grupo Ageas Portugal.
O sucesso deste Festival é notório e os números das edições anteriores falam por si. A edição de 2022 marcou o regresso ao ritmo habitual pré-pandémico, recebendo mais de 15.000 pessoas, com uma programação repleta de centenas de artistas de vários continentes. Já este ano, 500 artistas, de 20 países diferentes, pisaram a terra de Marvão, no distrito de Portalegre, apresentando cerca de 40 concertos – da música de câmara à música clássica, dos grupos corais ao jazz e, ainda, à missa cantada – às mais de 15 mil pessoas que rumaram à vila. Outros eventos, como exposições de arte, visitas guiadas e actividades de acesso e participação gratuitas estavam também incluídas no vasto programa do FIMM.
O FIMM e o Grupo Ageas
Numa agenda repleta de eventos imperdíveis, o dia 21 de Julho marcou o arranque do Festival, como também o dia do Concerto-Gala de abertura, promovido pelo Grupo Ageas Portugal, renovando, assim, mais um ano de apoio dado ao Festival, sendo muito valorizado segundo as palavras do maestro Christoph Poppen, fundador e Director Artístico do FIMM. "Estamos gratos por poder contar, entre outros patrocinadores importantes, com o apoio continuado do Grupo Ageas Portugal. O facto de ser um apoio anual, e não apenas pontual, tem permitido ao Festival crescer e alicerçar-se nas comunidades em que se organiza e desenvolve."
Nesta que é uma relação que se tem fortalecido ao longo do tempo, o Grupo Ageas pretende realçar a sua missão e estratégia de valorização da cultura. Quem o diz é Teresa Thöbe, Responsável de Marca, Patrocínios e Parcerias do Grupo Ageas Portugal: “O Grupo Ageas Portugal está de mãos dadas com a Cultura e prova disso é a aposta constante neste sector - queremos não só enriquecer a vida cultural da comunidade, como também contribuir activamente para a promoção de talentos da área e tornar o acesso a espectáculos alcançável a todos e em todo o território português. A parceria com o Festival Internacional de Música de Marvão é o reflexo deste mesmo compromisso, oferecendo uma experiência única e memorável aos amantes de música clássica. A magia envolvida neste festival é a razão de estarmos, mais um ano, a apoiar esta iniciativa, que encaramos como um investimento na Sociedade actual, neste caso, no interior do país, com o objectivo de continuar a inspirar pessoas através da arte. No Grupo Ageas Portugal defendemos, com toda a energia, que há mais vida e futuro onde há arte e cultura”.
O envolvimento do Grupo Ageas Portugal com a Cultura não é de agora e muitas têm sido as iniciativas e as parcerias que fortalecem esta sua relação e preocupação. E é caso para dizer que a edição deste ano do FIMM se vem afirmar como um full circle moment muito especial - com a presença de dois jovens Talentos Ageas no cartaz.