O programa chama-se Blue Book e promove estágios remunerados de cinco meses em instituições ligadas à Comissão Europeia, nas áreas da Administração e Tradução.
O trabalho diário consiste em participar e organizar reuniões, integrar grupos de trabalho e audições públicas, pesquisar, elaborar documentos incluindo relatórios e consultas, responder a pedidos dos cidadãos, dar apoio aos gestores de projecto, traduzir ou rever traduções e pesquisar terminologias específicas. O valor a ser pago mensalmente é de 1350 euros.
Há critérios para as candidaturas. Só se podem candidatar cidadãos da União Europeia, mas não há limite de idade. Quanto às habilitações, é requisito obrigatório ter três anos de formação académica concluídos, nunca ter trabalhado com instituições europeias durante mais de seis semanas e ter um bom conhecimento de línguas.
No caso das vagas para Administração tens de dominar duas línguas oficiais europeias: inglês, francês ou alemão com nível C1 ou C2 e, pelo menos, o nível C2 numa língua secundária.
Nos estágios para Tradução precisas de conseguir traduzir para a tua língua materna a partir de outras duas línguas oficiais europeias.
Os estagiários vão estar principalmente nos diferentes serviços e agências da Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, mas também é possível que o trabalho aconteça no Luxemburgo ou noutros países da União Europeia.
As candidaturas podem ser submetidas online no site dos Estágios da Comissão Europeia.