O regresso do controlo de fronteiras: “Pensámos que havia um acidente”

Controlo das fronteiras terrestres está em vigor até 6 de Agosto, de forma “parcial e selectiva”, por causa da Jornada Mundial da Juventude.

Foto
Até dia 6 convém mesmo que não se esqueça da identificação se vai cruzar a fronteira. Na fotografia Manuel Roberto / PUBLICO?
Ouça este artigo
00:00
06:02

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Yuno Hamachima vai ao volante quando um dos agentes a manda parar assim que cruza a ponte sobre o rio Minho e entra em Portugal, através de Valença. Está acompanhada de Daniel de Sousa e saíram de Tui há poucos minutos. Não sabiam que, a partir deste sábado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) estão a controlar as fronteiras terrestres do país, pedindo a identificação de quem passa, por causa da operação de segurança montada em torno da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). “Pensámos que havia um acidente, quando vimos a fila de trânsito”, diz o passageiro, que se identifica como “meio português e meio galego”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.