Castelo Branco tem 34 sítios de relevância geológica identificados

Este trabalho resultou na constituição de um valioso acervo de mais de 650 exemplares de fósseis.

Foto
Parque Icnológico de Penha Garcia: vestígios deixados por trilobites DR

O concelho de Castelo Branco tem 34 sítios de relevância geológica identificados no âmbito do Inventário do Património Geológico e Geomineiro do Geopark Naturtejo.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Naturtejo refere que o inventário do património geológico do concelho de Castelo Branco foi realizado por Carlos Neto de Carvalho e Joana Rodrigues, no âmbito do Inventário do Património Geológico e Geomineiro do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.

"São 34 sítios de relevância geológica que agora são dados a conhecer à comunidade científica. Este inventário foi sendo desenvolvido e publicado localmente ao longo dos anos, tendo sido um contributo importante para o projecto do Parque do Barrocal, hoje com reconhecimentos nacionais e internacionais", sublinha o comunicado.

Segundo o Geopark Naturtejo, este inventário poderá vir a ser incluído na revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Castelo Branco "para que se proponha a sua conservação e valorização".

"A região mostra uma elevada geodiversidade e boa parte das freguesias do concelho de Castelo Branco possuem sítios de interesse geológico, com potencial de utilização em programas para escolas e para integração em rotas temáticas de turismo de natureza", salienta.

A equipa do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO está presente em sete trabalhos resultantes da cooperação científica desenvolvida com várias entidades nacionais e internacionais, como o Mare - Universidade de Coimbra, o Centro Português de Geo-História e Pré-História, o Instituto Dom Luiz (IDL) da Universidade de Lisboa e as universidades da Estremadura espanhola e de Zanjan.

Destaque ainda para a apresentação do novo mapa geológico da área de Penha Garcia, um projecto para o município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

Este trabalho coordenado pela investigadora Sofia Pereira resultou na constituição de um valioso acervo de mais de 650 exemplares de fósseis, que vão integrar o Centro de Interpretação Paleobiologia das Trilobites (CI.PT).

Este espaço está em construção e vai ser a primeira porta do Geopark Naturtejo território UNESCO a ser formalmente constituída no território reconhecido mundialmente pelo seu património geológico desde 2006.

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, que integra a rede mundial da UNESCO, inclui os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão (distrito de Castelo Branco) e Nisa (Portalegre).

Um Geoparque Mundial da UNESCO compreende um território bem definido, onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa concepção holística de protecção, educação e desenvolvimento sustentável.